A franquia Uma noite de crime, dirigida por James DeMonaco possui um posicionamento político claro: a de tecer críticas aos governos que adotam políticas neoliberais e conservadoras. Mesmo possuindo um posicionamento alinhado ao campo progressista, é possível traçar um paralelo entre os filmes de DeMonaco com o anarquismo?
Toda franquia se passa em um futuro próximo, devido as diversas crises que o país passou, o Estado Norte-americano adota uma vez ao ano, 12h de expurgo, isto é, 12h sem lei, onde todos podem extravasar, ou seja, roubos, assassinatos são permitidos e são e assegurados pelo Estado, após essas 12h de expurgo, tudo volta a rotina, como nada tivesse acontecido.
Devido a essa premissa é possível traçar um paralelo com o anarquismo, entretanto, Uma noite de crime não é uma alusão ao anarquismo, mesmo havendo violência gratuita de maneira explícita, a franquia tem como finalidade a de revelar como as classes sociais mais altas se aproveitam do momento para dizimar a classe mais pobre da forma mais violenta possível e que suas atitudes sejam protegidas pelo Estado, sobre o pretexto de ser a noite de expurgo.
Ao longo das tramas fica claro quem são os principais afetados na noite de expurgo, as comunidades periféricas, ou seja, a população menos privilegiada economicamente, os moradores de ruas e a população negra também são alvos fáceis. A metáfora da noite de expurgo é uma crítica ao capitalismo, ou seja, ao sistema as políticas neoliberais. O neoliberalismo tem como principio o Estado mínimo, ou seja, pouca interferência do Estado com as políticas públicas e mais liberdade individual.
Como também é retratado no filme, o modelo neoliberal esta fadado ao fracasso, isto é, ao neoliberalismo contribui para o aceleramento do colapso do sistema capitalista. De algum modo, os filmes convidam o espectador a refletir sobre a política contemporânea e as políticas adotadas pelas respectivas nações, quais são os impactos destas escolhas políticas, quais são as consequências do neoliberalismo em certos grupos sociais, mesmo tecendo uma crítica ao capitalismo, cabe levantar a seguinte questão: qual é a alternativa além do capitalismo?
Para assistir (filmes e série):
A primeira noite de crime, 2018.
Uma noite de crime, 2018 -
Uma noite de crime, 2013.
Uma noite de crime 2: Anarquia, 2014.
Uma noite de crime 3: Ano de eleição, 2016.
Para assistir (vídeos):
Para ler:
Caio Túlio Costa. O que é anarquismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário