A trilogia dos mortos-vivos produzidos pelo diretor estadunidense George Romero (1940 - 2017) contribuiu para a consolidação do zumbi como ícone da cultura pop. Na contemporaneidade os seus filmes são tidos como cult, ou seja, todo cinéfilo deve assistir esses filmes.
Mesmo sendo voltado para o entretenimento, os filmes de Romero podem ser interpretados como uma metáfora A sociedade contemporânea, isto é, uma crítica social, abordando temas como a alienação, consumismo e racismo.
O que é um zumbi? Comumente o zumbi é retratado como um morto-vivo reanimado, isto é, um indivíduo sem vontade própria, sem personalidade, além destas características, o zumbi é uma criatura agressiva, ou seja, os mortos-vivos alimentam-se de criaturas vivas, deste modo, os vivos, são alvos fáceis dos comedores de cérebros.
Uma possível interpretação sobre o filme de Romero, Despertar dos mortos (1978) é a crítica a sociedade consumista norte-americana, isto é, uma crítica ao capitalismo.
A trama inicia com o caos instaurado em solo americano, isto é, o apocalipse zumbi já é uma realidade, um grupo de remanescentes encontram um shopping, os integrantes decidem fazer o shopping o seu novo lar (fortaleza). A escolha do shopping não é por a caso, alguns integrantes do grupo de sobrevivente alega que eles tem tudo o que precisam neste lugar, deste modo, não é preciso sair para encontrar um lugar mais eficiente e seguro. Mesmo presenciando o apocalipse os sobreviventes ainda estão preocupados com o seu bem-estar, ou seja, a sensação de comodismo e prazer proporcionado pelo capitalismo. A partir desta perspectiva é possível traçar um paralelo com o de alienação.
O que é alienação? A partir das reflexões do pensador alemão Karl Marx (1818 - 1883), a alienação esta diretamente relacionado com a produção do capital. A alienação é o resultado da relação do empregador e trabalhador, na qual o trabalhador de forma bruta esta contribuindo para o aumento do capital de seu empregador, sendo este último não retribuindo de forma satisfatória ao empregado, ou seja, o empregado tornou-se dependente do empregador para ter o mínimo que mantenha sua sobrevivência, a sua vida se resume a condições mínimas para sobreviver através de seu trabalho prestado, enquanto isso, o empregador, obtém grande parte do lucro.
Ou seja, os zumbis de George Romero é uma alusão ao conceito de alienação/alienado de K. Marx, ou também, a proliferação da horda zumbi pode ser interpretada como o avanço selvagem do capitalismo, ou seja, o capitalismo oferece uma zona de conforto/felicidade de modo superficial, enquanto isso o indivíduo não percebe como tornou-se dependente do capitalismo.No entanto, a partir desta problemática, surge outra questão, como tornar-se desalienado, a proposta de Marx é a união universal dos trabalhadores e criarem uma revolução, consequentemente, surgiria um Estado socialista e como estágio final um Estado comunista.
Mas observando as inúmeras realidades que há na contemporaneidade, a revolução do proletariado é suficiente reduzir os danos causados pelo capitalismo selvagem? Seria necessário novas análises, reflexões para compreender as inúmeras realidades e complexidades que há na contemporaneidade encontrar um modelo plausível e satisfatório que substitua o capitalismo. Com os avanços tecnológicos a alienação tornou-se mais violento e normativo, isto é, faz parte do cotidiano da sociedade, deste modo, é necessário refletir para uma além revolução proposta por Marx...
Para assistir (filmes):
Para assistir (vídeos):
Para ler:
Nenhum comentário:
Postar um comentário