Responder o que é ficção científica é tão audaciosa quanto responder o que é vida ou o que é filosofia. Oficialmente o gênero literário ficção científica surge com a publicação da obra Frankenstein ou o Prometeu Moderno (1818), da inglesa Mary Shelley, entretanto, obras anteriores ao lançamento de Frankenstein como A República (367 a.C.), de Platão, História Verdadeira (séc. II), de Luciano Samósata, A Nova Atlântida (1629), de Francis Bacon, Somnium (1634), de Johannes Kepler também são consideradas como ficção científica, ou que contribui para a formulação do gênero. Além de Mary Shelley, o também inglês H.G. Wells e o francês Júlio Verne também são tidos como os pioneiros da ficção científica. Com a consolidação do cinema, surge em 1902 o primeiro filme de ficção científica: Viagem à lua, dos irmãos Méliès. O filme é uma adaptação das obras literárias Da Terra a Lua (1865), do Júlio Verne e Os Primeiros Homens na Lua (1901), de H.G. Wells.
Em poucas palavras é possível afirmar que a ficção científica apresenta os avanços da tecnologia científica e quais são os seus impactos na sociedade, seja de modo positivo, negativo e/ou de modo relativo/banal, ou seja, a ficção científica pode ser interpretada como divulgação científica, sátira e crítica social.
Deste modo questões como o que é a ciência/técnica? e qual a sua relevância/impacto na vida de uma determinada sociedade começam a fazer sentido. Também é possível traçar um paralelo entre a ficção científica com a filosofia, pois, tópicos abordados na ficção científica são pertinentes à filosofia.
Trazendo para a contemporaneidade questões como autoritarismo, cibernética, ética e existencialismo são temas recorrentes na F.C.*
A trilogia Matrix (1999 - 2003), das irmãs Wachowskis é uma produção cinematográfica que possui grande influencia da vertente cyberpunk, além disso, a trilogia também recebe influência da filosofia ocidental e filosofia oriental, sendo este último em um sentido mais metafísico. No primeiro filme há um easter egg filosófico, em uma cena o personagem Neo apanha o livro Simulacros e Simulação (1981), do filósofo francês Jean Braudrillard. Entretanto, este não é a única menção a filosofia. Um dos personagens mais emblemático do filme é Morpheus:
"O que é real? Como define real? Se você está falando do que pode ser cheirado, provado e visto, então real é simplesmente um sinal elétrico interpretado pelo nosso cérebro."
Seria a realidade uma simulação, ou nas palavras de Platão, seria a realidade apenas sombras? Existe algum modo de conhecer o real? Um questionamento que perpassa de Platão até Zizek.
No filme Blade Runner: O Caçador de Androides (1982), de Ridley Scott. Deckard conhece a androide Rachel, uma androide com memórias humanas. Depois de uma breve conversa, porém tenso e uma série de eventos, surge um fenômeno estranho entre os dois personagens, um relacionamento amoroso.
Poderia um humano relacionar-se amorosamente com uma androide? O que faz de Deckard um humano e Rachel uma androide? Uma tentativa de encontrar uma solução para esta problemática é recorrer ao filósofo francês René Descartes. Para Descartes o que distingue o homem do animal é a racionalidade e a alma. A partir desta proposição o filósofo ira desenvolver o seu raciocínio, na qual mais tarde ira culminar no racionalismo.
Em Frankenstein há problemas semelhantes como a de Blade Runner, entretanto, é Shelley que pela primeira vez que ira apresentar aos seus leitores a ideia de inteligência artificial (I.A.). Questões sobre que é consciência e o que é inteligência artificial podem ser exploradas a partir da obra de M.S. Filósofos analíticos como Daniel Dennett, David Chalmers, João de Fernandes Teixeira e John Searle são alguns que debruçam sobre esse tema.
Outro trabalho cinematográfico de Ridley Scott Prometheus (2012), é apresentado o emblemático o robô David, criado pelo magnata Peter Weyland, ao longo da trama vemos uma relação entre os dois, ou seja, existe a clara alusão ao revolta da criatura contra o seu criador, no entanto, David também pretende criar vida, para demonstrar a sua superioridade ao seu criador. Deste modo, surge o problema da criação, Deus existe, porque ele nos criou, existe um propósito para a humanidade, o livre-arbítrio existe ou tudo esta determinado? Santo Agostinho, Kant e Sartre são alguns nomes que abordará estes grandes temas em suas reflexões.
Assim como a filosofia é um campo de estudos inesgotável devido a sua amplitude, a ficção científica também é um campo inesgotável, deste modo, provocações e reflexões sobre o rumo da humanidade irão perdurar, pelo menos até a humanidade existir...
Outro trabalho cinematográfico de Ridley Scott Prometheus (2012), é apresentado o emblemático o robô David, criado pelo magnata Peter Weyland, ao longo da trama vemos uma relação entre os dois, ou seja, existe a clara alusão ao revolta da criatura contra o seu criador, no entanto, David também pretende criar vida, para demonstrar a sua superioridade ao seu criador. Deste modo, surge o problema da criação, Deus existe, porque ele nos criou, existe um propósito para a humanidade, o livre-arbítrio existe ou tudo esta determinado? Santo Agostinho, Kant e Sartre são alguns nomes que abordará estes grandes temas em suas reflexões.
Assim como a filosofia é um campo de estudos inesgotável devido a sua amplitude, a ficção científica também é um campo inesgotável, deste modo, provocações e reflexões sobre o rumo da humanidade irão perdurar, pelo menos até a humanidade existir...
*Para não ser repetitivo demais será usado a abreviação de ficção científica F.C.
Para assistir (filmes):
2001: Uma Odisseia no Espaço, 1968.
A.I. Inteligência Artificial, 2001.
Akira, 1988.
Alien, o Oitavo Passageiro, 1979.
A Chegada, 2016.
Blade Runner: O Caçador de Androides, 1982.
Blade Runner 2049, 2017.
Efeito Borboleta, 2004.
Eles Vivem, 1988.
Ex_Machina: Instinto Artificial, 2014.
Exterminador do Futuro, 1984.
Frankenstein, 1931.
I Am Mother, 2019.
Interestelar, 2014.
Invasores de Corpos, 1978.
Matrix, 1999.
Metrópolis, 1927.
O Dia que a Terra Parou, 1951.
O Enigma de Outro Mundo, 1982.
O Homem Invisível, 1933.
O Homem Invisível, 2020.
O Homem sem Sombra, 2000.
Os Doze Macacos, 1995.
Planeta dos Macacos, 1968.
Prometheus, 2012.
Time Lapse, 2014.
Uma História de Amor e Fúria, 2013.
Viagem à Lua, 1902.
Westworld, 1973.
Para assistir (séries):
3%, 2016 -
Altered Carbon, 2018 -
Black Mirror, 2011 -
Dark, 2017 -
Doctor Who 2005 -
Project Blue Book, 2019 -
Rick and Morty 2013 -
Rick and Morty 2013 -
Star Trek, 1966 - 1968.
Terminator: The Sarah Connor Chronicles, 2008 - 2009.
The Origin (2018).
The Outer Limits, 1963 - 1965.
The Twilight Zone, 1959 - 1964.
The Twilight Zone, 2019 -
X-Files, 1993 - 2018.
Westworld, 2011 -
Para assistir (youtube):
Para ler:
Aldous Huxley. Admirável Mundo Novo.
Arthur C. Clarke. 2001: Uma Odisseia no Espaço.
George Orwell. 1984.
H.G. Wells. A Guerra dos Mundos.
H.G. Wells. A Ilha do Dr. Moreau.
H.G. Wells. A Máquina do Tempo.
H.G. Wells. O Homem Invisível.
Héctor Gérman Oesterheld e Francisco Solano Lopéz. O Eternauta.
Isaac Asimov. Eu Robô.
Isaac Asimov. O Fim da Eternidade.
Júlio Verne. Viagem ao Centro da Terra.
Júlio Verne. Vinte Mil Léguas Submarinas.
Mark Rowlands. Scifi=scifilo.
Mary Shelley. Frankenstein ou o Prometeu Moderno.
Paolo Eleuteri Serpieri. Druuna.
Philip K. Dick. Androides sonham com ovelhas elétricas?
Ray Bradbury. Fahrenheit 451.
William Gibson. Neuromancer.
William Irwin. Matrix - Bem-vindo ao deserto do real.
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