sexta-feira, 26 de junho de 2020

Superman: justiça, verdade e liberdade

Kal-El, o último kryptoniano vivo, erradicado no Planeta Terra e criado pelos Kents em Smallville, uma cidade do interior no Kansas, na sua adolescência o jovem Clark Kent (Kal-El) descobre que não é humano, além disso, possui habilidades sobre-humanas como superforça, supervelocidade, visão de raio x e visão de calor.
Mesmo com tais habilidades o jovem Clark Kent decide usar as suas habilidades em prol da humanidade, isto é, de fazer o bem para as pessoas, deste modo, tornando-se o Superman. Mas o que leva um ser tão poderoso, em algumas ocasiões sendo até considerado como um deus, proteger a humanidade?
Em diversas ocasiões o filho de Krypton também é chamado como o guardião da justiça, verdade e liberdade. Qual é o entendimento do Superman sobre estes conceitos? Quais os desdobramentos destes conceitos a partir das ações tomadas pelo herói para a humanidade?
Desde a antiguidade filósofos como Platão e Aristóteles investigam esses conceitos (justiça, verdade e liberdade) e quais são os impactos destes conceitos na vida cotidiana de uma determinada sociedade. Uma das mais importantes obras de Platão, A República, o personagem Sócrates debate com os seus interlocutores o que é a justiça e quais são os seus desdobramentos. Aristóteles também dedica a sua reflexão sobre estes conceitos.
No Dicionário de Filosofia, de Nicola Abbagno é possível encontrar os verbetes destes conceitos*. 

Justiça: Em geral, a ordem das relações humanas ou as conduções de quem se ajusta a essa ordem. Podem -se distinguir dois significados principais: 1)Justiça como conformidade da conduta a uma norma , 2) como eficiência de uma norma (ou de um sistema de normas), entendendo-se por eficiência de uma norma certa capacidade de possibilitar as relações entre os homens. 
Liberdade: 1) Liberdade como autodeterminação ou autocausalidade, segundo a qual a liberdade é a ausência de condições e limites. 2) liberdade como necessidade, que se baseia no mesmo conceito da precedente,a auto determinação, mas atribuindo-a à totalidade a que o homem pertence (Mundo, Substancia, Estado); 3) liberdade como possibilidade de escolha, segundo a qual liberdade é limitada e condicionada, isto é, finita. Não constituem conceitos diferentes as formas que a liberdade assume nos vários campos, como por exemplo liberdade metafísica, liberdade moral, liberdade política, liberdade econômica e etc. A disputas metafísicas, morais políticas, econômicas, etc, em torno da liberdade são dominadas pelos três conceitos em questão, aos quais, portanto, podem ser remetidas as formas específicas de liberdade sobre as quais essas disputas versam.
Verdade: Validade ou eficácia dos processos cognoscitivos. Em geral, entende-se por verdade a qualidade em virtude da qual um processo cognoscitivo qualquer torna-se eficaz ou obtém êxito. Essa caracterização pode ser aplicada tanto às concepções segundo as quais o conhecimento é um processo mental quanto às que consideram um processo linguístico ou semiótico.
Ainda sobre a justiça, na República, Trasímaco (personagem da obra de Platão), define para Sócrates o conceito de justiça como instrumento do mais forte, isto é, o mais forte pode faz o que bem entender em nome da justiça. Partindo deste pressuposto, sabemos que Superman é o ser mais forte do planeta, mesmo assim, notamos que o kryptoniano não usa a sua força para o seu bel prazer, ao contrário, Superman usa os seus poderes em prol da humanidade, deste modo transformando-o em um altruísta.
Ao tomar combate ao crime e proteger os fracos e oprimidos, Superman intensifica cada vez mas como representante da justiça, verdade e liberdade . Mas tendo o Superman como guardião da humanidade, seria a humanidade de fato livres? Partindo da perspectiva do seu principal antagonista, Lex Luthor, não. Pois, ao aceitar Superman como protetor da Terra, a humanidade não atingira o seu potencial, deste modo, cabe a Lex a superar Superman. Ainda sobre a liberdade, é legitimo afirmar que Superman também pode ser manipulado para fins políticos, isto é, por parte do governo estadunidense, Superman pode ser usado como arma contra as demais nações, deste modo a liberdade mundial é posto em cheque**.
Superman é tido como um dos heróis mais íntegros dos quadrinhos, é possível validar tal afirmativa? Por muito tempo Superman escondeu a sua identidade de Lois Lane, isto é, por muito tempo, Clark Kent excitou em revelar a sua identidade secreta para a jornalista, mesmo sendo esta a sua paixão. Mesmo assim o personagem é tido como virtuoso, pois mesmo sendo uma alienígena, o último de sua raça e sendo superior a humanidade, Superman escolhe proteger o humanidade.
Deste modo, concluímos que Superman, o íconico personagem das HQs e da cultura pop não é um mero personagem que possui inúmeras aventuras para entreter o consumidor, o personagem também pode ser interpretado como um personagem que instiga quem tem contato com ele, pois molda a moralidade e trás a esperança para a humanidade.

*Devido a falta de espaço serão expressos apenas fragmentos destes verbetes (justiça, verdade e liberdade), também é possível encontrar os mesmos verbetes em outros dicionários como o Dicionário de Política, de Norberto Bobbio e Dicionário Oxford de filosofia, do Simon Blackburn.

Para assistir:

O Homem de Aço, 2013.
Superman O Filme, 1978.

Para  ler:

Alan Moore e Curt Swan. Superman: O que aconteceu com o homem de aço?
Aristóteles. Política.
Willian Irwin (org.). Superman e a filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário