Molchat Doma (Молчат Дома) surge como uma banda pós-punk underground de Minsk (Bielorrússia), o grupo surge em 2017, entretanto, é a partir de 2018 que o grupo começa a receber notoriedade, seja no âmbito nacional e internacional.
Para alguns, a banda começa a destacar através dos memes propagados pelas redes sociais, sobretudo no TikTok. Gostaria de chamar a atenção para uma música em específico da banda: Sudno (Cудно).
Lançado em 2018, Sudno (Navio) pode ser considerado como a música que trouxe a banda underground para o mainstream musical. Se fizermos uma busca rápida no Youtube, encontramos o famoso meme da Wednesday ensinando o Lurch dançar.
Entretanto, é interessante pensarmos quais foram os motivos que fizeram essa música ultrapassar a sua bolha?
Além dos próprios memes, é interessante chamar a atenção para a recepção cultural (e conceitual).
Comumente, esse gênero musical é tido como, doomer, mais especificamente, o doomer music. O doomer music pode ser compreendido como músicas pessimistas ou distópicas. Contudo, se analisarmos a música Sudno perceberemos que ela não se encaixa em tal categoria.
Além do contexto geopolítico da Bielorrússia, a letra da música é uma adaptação do poema de Boris Ryzhy (1974-2001), o último poeta soviético.
A partir de tais informações, conseguimos compreender as complexidades que estão em torno desta música. Isto é, esta canção não fora feita para ser "curtida", esta música é uma crítica, é uma exposição dos traumas sofridos pela sociedade do leste europeu.
Enquanto a sociedade ocidental toma o pessimismo como um conceito abstrato, a sociedade provinda de traumas irreversíveis, a sociedade do leste europeu compartilha os seus traumas, a sua melancolia (realidade) através da sensibilidade estética.
Em outras palavras, a letra de Sudno é uma denúncia existencial e política que deve ser levada em consideração.
Para ouvir/assistir:
Para ler:
Nenhum comentário:
Postar um comentário