Este texto é dedicado aos amigxs Alexandra Paulo, Genaine Leite, Gilberto Caldat, Rodrigo Mickus e Tawana Tábata.
Existe alguma relação entre filosofia, ciência e magia?!
Em um primeiro momento é comum afirmar que tais áreas não possui nenhuma relação ou que seja possível traçar um diálogo entre elas, pois as hipóteses desenvolvidas pela filosofia e a ciência são desenvolvidas a partir de pressupostos racionais e a magia é fruto da imaginação ou de algum delírio.
Entretanto, ao longo da história, de modo peculiar, tornou-se possível/relevante/interessante traçar algumas aproximações entre filosofia, ciência e magia. Pitágoras, filósofo da antiguidade, desenvolve junto com seus alunos estudos relacionado a matemática e astronomia, parte de suas investigações estão relacionados diretamente ao misticismo/esoterismo. Francis Bacon, Giordano Bruno e Isaac Newton também estão ligados ao misticismo, muitos de seus estudos, de natureza mística, contribuíram para o desenvolvimento da física moderna e contemporânea.
Deste modo, é possível afirmar que existem meios de aproximar estas áreas.
O que é vida? Uma questão fundamental para a filosofia, a ciência e também para as ciências ocultas.
A criatura Golem*, personagem da mitologia judaica, contribui para ilustrar a questão sobre a vida. O Golem é uma criatura inanimada, ou seja, não possui vida, a criatura apenas ganha vida quando um mago profere as palavras mágicas da Cabala.** O Golem tem a função de proteger e realizar os desejo de quem o despertou. Tomando como ponto de partida o mito do Golem é possível chegar a seguinte conclusão: não é possível chegar a uma resposta definitiva, ou seja, a questão sobre a vida esta aberta para inúmeras interpretações, mesmo não havendo como chegar a uma conclusão concreta e/ou satisfatória, é possível apresentar algumas interpretações sobre o que seria a vida.
Segundo o cristianismo, o conceito de vida está diretamente ligado a Deus, isto é, a vida é um dom de Deus, ou seja, é um mistério, uma dádiva divina. A partir deste pressuposto metafísico cristão chegamos a conclusão de que a vida esta ligado a espiritualidade/misticismo.
Ao longo da história da filosofia, o conceito de vida foi interpretada das mais diferentes formas. Em alguns momentos relacionado a uma metafísica teológica, em outros momentos, uma metafísica racionalista.
Para a ciência, a questão sobre a vida torna-se fundamental para áreas como a biologia, física e química, mesmo com os avanços das teorias científicas e o avanço tecnológico, não há uma resposta que satisfaça a comunidade científica.
De algum modo, inquietações de natureza abstrata/metafísica como o que é vida envolve as áreas já mencionadas, deste modo, é possível construir um diálogo entre as respectivas áreas, deste modo contribuindo para a formulação de um saber.
* Ainda sobre o Golem, é possível traçar um paralelo com a criatura Frankenstein, personagem criado por Mary Shelley,o personagem bíblico Adão, sendo este ultimo, também uma criação originário do barro. A partir das reflexões do filósofo francês René Descartes sobre o autômato, é possível traçar um paralelo com o mito do Golem.
** Método esotérico, pensamento místico judaico.
Para assistir (filmes e vídeos):
Giordano Bruno, 1973
Para ler:
Aristóteles. Da Alma.
Aristóteles. Metafísica.
Alexandre Koyré. Do Mundo Fechado ao Universo Infinito.
E.E. Evans-Pritchard. Bruxaria, Oráculos e Magia entre os Azande.
Frances Yates. Giordano Bruno e a Tradição Hermética.
Giordano Bruno. Acerca do Infinito, do Universo e dos Mundos.
Giordano Bruno. Mundo, Magia, Memoria.
Paul Feyerabend. A Ciência em uma Sociedade Livre.
Paul Feyerabend. Contra o Método.
Thomas Kuhn. A Estrutura das Revoluções Científicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário