segunda-feira, 10 de maio de 2021

O caso Guerra dos Mundos de Orson Welles

 Esse texto é resultado de uma conversa com a estudante secundarista Bianca de Asevedo, grato pela conversa.
 
Na noite do dia 30 de outubro de 1938, algo extraordinário/aterrorizante ocorre nos Estados Unidos, o mundo está sendo atacado por marcianos!
O que era para ser uma simples adaptação da obra de H. G. Wells (1866-1946), War of the Worlds, traduzido para o português Guerra dos Mundos (1898), para o programa de rádio da CBS, ganhou notoriedade por causar pânico nas casas dos estadunidenses. 
Produzido e dirigido pelo até então desconhecido Orson Welles (1915-1985) para o seu programa de rádio semanal, na qual o jovem apresentava  adaptações de obras literárias, entretanto, de modo inesperado o jovem ganha notoriedade, desde então, a partir da repercussão de sua adaptação para o programa de rádio, o mesmo tem sido objeto de estudo entre os especialistas, pois é considerado como a grande fake news da história contemporânea. 
A narrativa de Guerra dos Mundos começa com uma suposta invasão alienígena, nada detém as forças invasoras, nem mesmo as forças amadas, o que resta para a humanidade é a destruição e extermínio. Entretanto de forma inesperada os invasores são derrotados. Embora essa breve apresentação da obra de Wells pareça simples, foi essa narrativa que causou pânico nos ouvintes da rádio. Após a tamanha onda de histeria e pânico, Welles pede desculpas em rede nacional, segundo ele, além de não imaginar que a sua adaptação iria causar tamanho alvoroço, não era sua intenção causar histeria entre os seus ouvintes.
Ao tomarmos conhecimento sobre a façanha de Welles, podemos caracterizar tal feito como um fenômeno de transmissão de fake news. Pensadores como Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973) nos advertem sobre os meios de comunicação em massa, segundo estes pensadores a cultura de massa é alienante, ou seja, a cultura de massa não contribui para o desenvolvimento crítico do indivíduo.   Ao voltarmos ao nosso tempo, vemos que o fenômeno da fake news continua a pleno vapor, deste modo, podemos fazer a seguinte questão: mesmo com todo o desenvolvimento tecnológico e informacional, como é possível a proliferação de fake news?
Desde o surgimento dos meios de comunicação em massa notamos a circulação de informações falsas, a partir disso surgem novas questões: o que é informação? como verificamos se tal informação é verdadeira ou falsa? Uma possível solução sobre tais questões é a emancipação, ou seja, o desenvolvimento da análise crítica, deste modo, cabe incentivar os meios que proporcionam o indivíduo a emancipação, seja através, da cultura e da educação.
 
Para ouvir:

 
Para ler:
 
Theodor Adorno & Max Horkheimer. Dialética do Esclarecimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário