É loucura! Eles tem sede de liderança como um bebê anseia pelo leite materno. Certamente é por isso que são presas tão fáceis de tiranos e ditadores. Por que não percebem que a fé mais verdadeira de alguém é a fé em si mesmo? O que lhes causou desespero a ponto de buscar alguém que lhes mostre o caminho?
Surfista Prateado*
Surfista Prateado - Parábola é resultado do encontro de dois grandes nomes das histórias em quadrinhos, o estadunidense Stan Lee (1922-2018) e o francês Moebius (1938-2012), o primeiro um dos principais nomes das histórias em quadrinhos do gênero de super-heróis (Marvel Comics), o segundo um dos principais nomes das histórias em quadrinhos europeus, sobretudo no gênero de ficção científica, o resultado é nada mais nada menos do que instigante trama que envolve um dos personagens cósmicos mais conhecidos da Marvel Comics: Norrin Radd, o Surfista Prateado.
Desde a sua aparição, o viajante cósmico é retratado como uma personalidade distinta, ou seja, o personagem possui nuances, tais como introspecção e uma personalidade mais filosófica.
Surfista Prateado - Parábola é escrita por Stan Lee e ilustrado por Moebius, a história se passa na Terra, o viajante cósmico encontra-se exilado e recluso no planeta azul, no entanto, algo chama a sua atenção: o retorno da entidade cósmica conhecido como Galactus, O devorador de mundos, em um passado não muito distante o alienígena serviu como o arauto de Galactus, ao longo da trama é desenvolvido o embate entre os dois personagens, entretanto, a trama não é apenas uma simples aventura de super-herói, a história concebida pela dupla Lee & Moebius pode ser lido como uma crítica social, mais especificamente ao debate sobre alienação e intolerância religiosa, consequentemente, vai resultar no discurso de ódio.
O retorno de Galactus na Terra pode ser considerado como a volta do Messias, a entidade cósmica se auto intitula como uma entidade divina, ou seja, Deus. Seu objetivo no planeta: libertar a humanidade das amarras sociais, ou seja, segundo Galactus a humanidade pode viver demasiadamente livre, não haverá consequências. Entretanto, o ex-arauto discerne o plano de Galactus: promover a autodestruição da humanidade, deste modo, a entidade cósmica poderia alimentar-se da Terra.
Deste modo, percebemos que Galactus se aproveita da fragilidade da humanidade para manipula-los a seu favor. Devido a fragilidade humana, isto é, a necessidade de haver e seguirem um líder, a humanidade é uma espécie alienada. Além de Galactus, surge outro personagem que contribui para a alienação e a difusão do discurso de ódio: Colton, um líder religioso fracassado, no entanto, o mesmo enxerga uma oportunidade com a vinda de Galactus, Colton se apresenta para a mídia como um sacerdote de Galactus e apenas ele se comunica com a entidade cósmica, o seja, ele transmitirá as palavras deste novo deus. A partir desta breve apresentação sobre a trama da história em quadrinhos podemos apresentar de forma geral o significado do termo alienação**.
"Esse termo, que na linguagem comum significa perda de posse, de um afeto ou dos poderes mentais, foi empregado pelos filósofos com certos significados específicos".
Deste modo, podemos concluir, que a alienação é resultado de uma crença cega em algo. A alienação pode ocorrer em vários aspectos, epistemológico, ontológico e na política, sobre a alienação na política talvez o filosofo que mais dedicou-se ao estudo sobre a alienação e suas consequências foi Karl Marx (1818-1883) e posteriormente a Escola de Frankfurt, damos destaque a Theodor W. Adorno (1903-1969).
Ainda não há uma definição exata para o termo discurso de ódio, mas podemos compreender o termo como uma radicalização da alienação, o discurso de ódio contribui para a fomentação da intolerância: intolerância étnica, religiosa, sexual, política e etc. Em inúmeras ocasiões o discurso de ódio resulta em violência física, comumente a o ato violento provem de grupos radicalistas/fundamentalistas.
Ao enfrentar Galactus e Colton, o Surfista Prateado percebe a gravidade do discurso de ódio, pois ela pode contribuir para o surgimento de líderes extremistas, ou seja, o discurso de ódio contribui de forma acelerada a destruição do regime democrático. Para reverter tal cenário é preciso que o entendimento sobre democracia seja reformulada assim como a tolerância e extinguir o discurso alienante, apenas deste modo os habitantes vivos e não vivos da Terra podem coexistir e coabitar.
*Surfista Prateado - Parábola, p. 54, 2013.
** Trecho do verbete alienação, Dicionário de Filosofia, de Nicola Abbagnano.
Para assistir:
Karl Marx, Alienação (legendado em português).
Para ler:
Stan Lee & Moebius. Surfista Prateado - Parábola
Nenhum comentário:
Postar um comentário