No livro Diálogos (1998) o filósofo francês Gilles Deleuze (1925-1995) faz a seguinte menção. "Não há questão alguma de dificuldade nem de compreensão: os conceitos são exatamente como sons, cores ou imagens, são intensidades que lhe convém ou não , que passam ou não passam. Pop'filosofia." (DELEUZE & PARNET, 1998, p. 4). Talvez seja a primeira vez que o termo filosofia pop seja mencionado, entretanto, o próprio Deleuze nada diz sobre o conceito, contudo, filosofia pop é um fenômeno que vale a pena dar atenção. Filosofia pop pode ser compreendida como divulgação filosófica, isto é, filosofia transmitida numa linguagem acessível, sendo assim de fácil acesso e compreensão para o publico jovem e não acadêmico. Obras como O Mundo de Sofia (1995), escrito pelo filósofo norueguês Jostein Gaarder (1952 - ), Uma História descomplicada da Filosofia, do filósofo espanhol Fernando Savater (1947 - ) e a coletânea de livros organizada pelo filósofo estadunidense Willian Irwin (1970 - ) como Os Simpsons e a Filosofia (2014) podem ser tidos como leituras introdutórias de filosofia. De maneira inusitada a filosofia também ganha espaço entre as séries de streaming, é o caso da série espanhola criada por Héctor Lozano e dirigida Eduard Cortés, Merlí (2016).
Porém, filosofia pop não é apenas divulgação filosófica através da cultura pop, filosofia pop possui tanta complexidade quanto a "filosofia tradicional", ou seja, filosofia pop, investiga os fenômenos da cultura pop, consequentemente, quais os impactos da cultura pop no cotidiano da sociedade.
Para os estudos relacionados a filosofia pop a imagem ganha grande destaque, isto é, é possível refletir a partir da imagem, qual a relevância ou o grau de praticidade destes estudos na cotidianidade?
Tomando como ponto de partida questões como o que é a imagem, a filosofia pop problematiza e questiona a imagem na contemporaneidade, deste modo, questões éticas, estéticas, ontológicas e políticas surgem...
Para Assistir:
"Cultura Pop": o que significa e pra que serve?
Filosofia Pop: Arte, Ética e Política
Para ler:
A divulgação científica nos quadrinhos (dissertação de mestrado).
Filosofia pop: utopia do pensamento?
Gilles Deleuze & Claire Parnet. Diálogos.
Simone de Sá et al. Cultura Pop.
Revista IHU Online 545. Cultura Pop.
Revista Sinais Sociais/ Sesc (MARCIA TIBURI).
Paola Zordan. Povo e Filosofia: um encontro necessário.
Ronie Alexsandro Teles da Silveira (Org). O Carnaval e a filosofia.
Tatiana Amendola Sanches. Filosofia Pop: o fenômeno da filosofia e suas relações com a cultura midiática.
Para Ouvir:
Filosofia Pop com Charles Feitosa (PODCAST)
Filosofia Pop com Marcia Tiburi (PODCAST)
Nenhum comentário:
Postar um comentário