Dedico esse texto à Rodrigo Mickus. Um importante filósofo alucinado do planetoide tupiniquim...
Ao assistirmos o longa-metragem de Ridley Scott, Alien the 8th passenger (1979), somos apresentados a um dos alienígena mais famoso da cultura pop, o xenomorfo.
O xenomorfo certamente pertence a raça alienígena mais mortífera do universo, ou seja, desde sua primeira aparição, tornou-se claro que é impossível domesticá-los*. No longa de 1979, somos apresentando a um grupo de viajantes, tripulantes da nave Nostromo, que esta retornando para a Terra, entretanto, a nave intercepta uma transmissão misteriosa, os tripulantes acreditam ser um pedido de socorro, deste modo, decidem ir investigar. A transmissão interceptada pela Nostromo é oriunda do Planeta LV 426. Após a sua chegada em LV 426, a tripulação descobre a transmissão não é um pedido de socorro, mas sim uma transmissão de aviso sobre a morte eminente. Após uma série de eventos no planeta, alguns tripulantes retornam a nave, a partir disso o pesadelo inicia-se, de maneira inusitada e horrenda surge o alienígena assassino.
O restante da tripulação tenta inutilmente sobreviver ao xenomorfo, além disso, para a surpresa de Ripley (personagem interpretada pela atriz Sigourney Weaver e protagonista do longa), seus superiores querem o xenomorfo vivo, para fins bélicos. Contrariando as ordens de seus superiores, Ripley luta contra o xenomorfo pela sobrevivência, após ver todos os seus planos frustrados pelo alien, Ripley possui um ultimo plano, na qual obtém êxito. Finalmente o xenomorfo é derrotado e expulso da Nostromo.
Em Aliens (1986), o segundo filme da franquia Alien (dirigido por James Cameron), dá continuidade a trama de Alien the 8th passenger. Logo após os eventos do primeiro filme, passado alguns anos à deriva no espaço, a Nostromo é encontrado pela Weyland-Yutani Corp, Ripley encontra-se viva, graças ao estado de hibernação da nave. Ao estar viva, Ripley deve esclarecimentos ao seus superiores. Anos se passaram, o Planeta LV 426 já esta colonizado, de acordo com os superiores de Ripley, nenhum vestígio alienígena foi encontrado no planeta.
No entanto, a prosperidade e tranquilidade em LV 426 é passageira, a Weyland-Yutani perde a comunicação com a colônia, deste modo, um grupo militares, um representante da Weyland e Ripley partem para o planeta para investigar. Ao chegar ao planeta, o grupo percebe que o planeta esta infestado de xenomorfos, agora o grupo lutam contra os alienígenas para permanecerem vivos, novamente a Weyland revela não estar preocupado com o bem estar dos colonos e muito menos pelo grupo militar ou a própria Ripley, a corporação esta interessado em capturar um xenomorfo (ou a rainha) para fins bélicos isto é, arma biológica.
Com a breve apresentações da franquia cinematográfica Alien, é fica mais de encontrar uma possível crítica ao capitalismo. Como podemos ver, mesmo sendo uma criação humana, o capitalismo pode ser entendido como uma entidade cósmica própria, ou seja, o capitalismo transcendeu a metafísica do homem moderno. Assim como o capitalismo, não existem meios de como domesticar um xenomorfo, além de como não há meios de impedir tais entidades adaptarem-se aos ambientes dos vivos, o capitalismo se adapta a partir da cultura, o xenomorfo adapta de acordo com o DNA de sua vítima, ou seja, não há meios de conter extinguir definitivamente o avanço do capitalismo cosmológico hiper selvagem, pois a ontologia xenocapitalista é um parasita simbiótica, um parasita que já tomou a ontologia da modernidade e vem parasitando a ontologia pós-moderna/hipermoderna, deste modo, cabe fazermos o seguinte questionamento: ao contribuirmos com a aceleração do xenocapitalismo ela irá autodestruir-se ou ela atravessará as demais dimensões ontológicas, isto é, o xenocapitalismo pode parasitar ontologias não-humana e extra-humana?
Quais são os limites do xenocapitalismo?
O xenocapitalismo pode ser entendido como horror cosmo cibernético, ou seja, uma entidade ontológica incompreensível e enlouquecedora.
* No mais recente longa-metragem de Ridley Scott, Alien: Covenant (2017), na tentativa de superar seu criador, Peter Weyland, o robô David, cria o que ele acredita ser a mais perfeita forma de vida,o xenomorfo.
Para assistir:
Alien: Covenant, 2017.
Aliens, 1986.
Alien the 8th passenger, 1979.
Para ler:
Nenhum comentário:
Postar um comentário