quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Filosofia na contemporaneidade

A filosofia é uma área do conhecimento que preza a reflexão, ou seja, não tem utilidade prática no cotidiano da sociedade, será mesmo? 
A filosofia ocidental surge como diálogo, pensadores como Sócrates  dedicavam-se a passar o dia nas ruas de Atenas para conversar sobre temas corriqueiras do dia a dia com qualquer indivíduo interessado... em algumas ocasiões Sócrates é tido como baderneiro ou simplesmente um velho maluco, entretanto além da reflexão surgir em forma de diálogo, a filosofia também recorre a imagem. Ou seja, a  reflexão não é uma abstração ou inútil, de alguma forma ela é relevante para a sociedade. 
Com o passar do tempo a filosofia foi tomada, isto é, tornou-se exclusivo dos acadêmicos e eruditos, deste modo, o distanciamento com a sociedade tornou-se cada vez maior. Na contemporaneidade pensadores como Charles Feitosa,  Gelson Weschenfelder,  Gilles Deleuze, Jostein Gaarder, Marcia Tiburi, Mark D. White, Thomas V. Morris, William Irwin contribuem para a divulgação da filosofia. Além de estarem preocupados em transmitir as suas reflexões numa linguagem acessível, isto é uma linguagem não acadêmica/científica, o ponto de partida da  reflexão destes pensadores é através da arte (pintura, performances em geral), cinema, literatura, música e também fenômenos da cultura pop. 
Composições como Admirável chip novo, da Pitty  Cowboy fora da lei, de Raul Seixas; Que país é esse? da banda Legião Urbana, não são meras composições para o entretenimento do ouvinte, ou seja, existe uma série de reflexões nestas composições. Raul Seixas em sua música Cowboy fora da lei questiona a imposição da sociedade (pais) com as futuras gerações (filhos e netos) em nome de um futuro prospero, Raul questiona essa prosperidade, ou seja, até onde é válido essa busca incessante e insaciável pelo sucesso? 
Em Que país é esse? da banda de rock brasileira Legião Urbana, a política nacional é criticada, quais são os rumos que a nação ira tomar? Deste modo cabe fazer a seguinte questão; em um regime democrático quem detém o poder, o Estado ou a população que elege o Estado?
Admirável chip novo é  uma alusão a obra do escritor inglês Aldous Huxley, Admirável mundo novo, o diferencial da música é a crítica a alienação (e a dependência da tecnologia) e o consumismo, também existe uma possível interpretação; o que distingue o ser humano de uma máquina?
Após esta breve apresentação de problemáticas, é possível afirmar que filosofia não é apenas abstração e também não é uma disciplina do ensino básico ou superior, ou seja, a reflexão pode através do diálogo com qualquer área do conhecimento (científico ou não) ou de qualquer fenômeno desenvolvido/provocado pelo ser humano. 

OBS: este pequeno texto serve como uma apresentação ao material que será produzido no blog, será tomado como ponto de partida a ideia de uma filosofia pop, isto é, uma reflexão que relacione filosofia e a cultura pop, ao mesmo tempo instigue o leitor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário