Comumente a filosofia é tida como sinônimo de atividade inútil, entretanto, existe um pequeno número de pensadores que estão preocupados com a desvalorização da reflexão, inspirados em divulgadores científicos como Carl Sagan (1934 - 1996), Marcelo Gleiser (1959 - ) e Michio Kaku (1949 - ), grupos de filósofos do mundo todo possuem projetos de divulgação em filosofia, seja através dos meios de comunicações tradicionais (impressos, rádio e televisão) ou pela mídia digital. Personalidades como Barbara Bleisch (1973 - ), Bryan Magee (1930 - 2019) e Rebecca Housel (1971 - ) possuem trabalhos (conteúdo impresso ou digital) que contribuem para a divulgação de filosofia.
Abaixo estão listados alguns livros introdutórios de filosofia e plataformas eletrônicas (blogs, canais no youtube, rádios e podcasts*).
*muitos das plataformas indicadas são de língua estrangeira: alemão, francês e inglês, ocasionalmente há legendas em português.
Indicações de leitura:
Bertrand Russel. História da Filosofia Ocidental.
Charles Feitosa. Explicando a Filosofia com Arte.
Clóvis de Barros Filho e Júlio Pompeu. A Filosofia Explica Grandes Questões da Humanidade.
Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez. Em Busca de Nós Mesmos.
Fernando Savater. Uma História Descomplicada da Filosofia.
Gelson Weschenfelder. Filosofando com os Super-heróis.
Gerd Bornheim. Introdução ao Filosofar: o pensamento filosófico em base existenciais.
Jostein Gaarder. O Mundo de Sofia.
Luiz Felipe Pondé. A Filosofia da Adúltera.
Marcia Tiburi. Filosofia Prática.
Mark Rowlands. Scifi = Scifilo.
Mark T. Conard. A Filosofia Segundo Woody Allen.
Mário Sérgio Cortella e Clóvis de Barros Filho. Ética e Vergonha na Cara!
Mário Sérgio Cortella e Renato Janine Ribeiro. Política: para não ser idiota.
Vilém Flusser. Filosofia da Caixa Preta.
Will Durant. A História da Filosofia.
Willian Irwin. Os Simpsons e a Filosofia.
Recomendações:
Café Filosófico Instituto cpfl
Café Filosófico TVU (YOUTUBE)
Casa do Saber (YOUTUBE)
Compêndio em linhas de Problemas de Filosofia Analítica
Crítica na Rede
Cuck Philosophy (YOUTUBE)
Democracia na Teia (YOUTUBE)
Edjar Dias de Vasconcelos (YOUTUBE)
Filosofia Pop (PODCAST)
Horazul (YOUTUBE)
Laboratório Filosófico
Philosophy Overdose (YOUTUBE)
Philosophy Talk
PlasticPills (YOUTUBE)
Problemas Filosóficos
Quem Somos Nós? (PODCAST)
Razão Inadequada
SRF Kutur (RÁDIO), alemão
SRF Kultur (YOUTUBE), alemão
Stanford Encyclopdia of Philosophy
The Philosopher's Zone (RÁDIO)
Then & Now (YOUTUBE)
Universo Racionalista
Webdeleuze (YOUTUBE), francês
Wisecrack (YOUTUBE)
segunda-feira, 16 de dezembro de 2019
quarta-feira, 4 de dezembro de 2019
Filosofia na contemporaneidade
A filosofia é uma área do conhecimento que preza a reflexão, ou seja, não tem utilidade prática no cotidiano da sociedade, será mesmo?
A filosofia ocidental surge como diálogo, pensadores como Sócrates dedicavam-se a passar o dia nas ruas de Atenas para conversar sobre temas corriqueiras do dia a dia com qualquer indivíduo interessado... em algumas ocasiões Sócrates é tido como baderneiro ou simplesmente um velho maluco, entretanto além da reflexão surgir em forma de diálogo, a filosofia também recorre a imagem. Ou seja, a reflexão não é uma abstração ou inútil, de alguma forma ela é relevante para a sociedade.
Com o passar do tempo a filosofia foi tomada, isto é, tornou-se exclusivo dos acadêmicos e eruditos, deste modo, o distanciamento com a sociedade tornou-se cada vez maior. Na contemporaneidade pensadores como Charles Feitosa, Gelson Weschenfelder, Gilles Deleuze, Jostein Gaarder, Marcia Tiburi, Mark D. White, Thomas V. Morris, William Irwin contribuem para a divulgação da filosofia. Além de estarem preocupados em transmitir as suas reflexões numa linguagem acessível, isto é uma linguagem não acadêmica/científica, o ponto de partida da reflexão destes pensadores é através da arte (pintura, performances em geral), cinema, literatura, música e também fenômenos da cultura pop.
Composições como Admirável chip novo, da Pitty Cowboy fora da lei, de Raul Seixas; Que país é esse? da banda Legião Urbana, não são meras composições para o entretenimento do ouvinte, ou seja, existe uma série de reflexões nestas composições. Raul Seixas em sua música Cowboy fora da lei questiona a imposição da sociedade (pais) com as futuras gerações (filhos e netos) em nome de um futuro prospero, Raul questiona essa prosperidade, ou seja, até onde é válido essa busca incessante e insaciável pelo sucesso?
Em Que país é esse? da banda de rock brasileira Legião Urbana, a política nacional é criticada, quais são os rumos que a nação ira tomar? Deste modo cabe fazer a seguinte questão; em um regime democrático quem detém o poder, o Estado ou a população que elege o Estado?
Admirável chip novo é uma alusão a obra do escritor inglês Aldous Huxley, Admirável mundo novo, o diferencial da música é a crítica a alienação (e a dependência da tecnologia) e o consumismo, também existe uma possível interpretação; o que distingue o ser humano de uma máquina?
Após esta breve apresentação de problemáticas, é possível afirmar que filosofia não é apenas abstração e também não é uma disciplina do ensino básico ou superior, ou seja, a reflexão pode através do diálogo com qualquer área do conhecimento (científico ou não) ou de qualquer fenômeno desenvolvido/provocado pelo ser humano.
OBS: este pequeno texto serve como uma apresentação ao material que será produzido no blog, será tomado como ponto de partida a ideia de uma filosofia pop, isto é, uma reflexão que relacione filosofia e a cultura pop, ao mesmo tempo instigue o leitor...
Assinar:
Postagens (Atom)